Precisa de Ajuda?

(22)3851-2901

Pacientes de saúde mental assistem espetáculos maranhense de dança


Publicação: 19/10/2018 - 17:00:00

    Pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Nina Rodrigues, CAPS AD Estadual e Unidade de Acolhimento tiveram a rotina mudada nesta quinta-feira (18) com as apresentações da XII Semana Maranhense de Dança, realizada pelo Governo do Estado até domingo (21). Oito atrações se apresentaram na quadra poliesportiva da unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde.

    Em tratamento para dependência do álcool na Unidade de Acolhimento há 10 dias, Romilson Lorena, de 48 anos, assistiu a um espetáculo de dança pela primeira vez. Para ele, a atividade é uma forma de ocupar a mente. “A dança ajuda na terapia da gente, ocupando nossa mente e trazendo libertação. Faz a gente ver melhores coisas na vida. Vendo algo bonito, você esquece os problemas”, afirmou.

    Agente administrativa do ambulatório do Nina Rodrigues, De Jesus Rodrigues, achou uma grata surpresa sair da rotina. “Os pacientes se sentem como as pessoas vivendo uma vida normal e não com doenças mentais. Para nós funcionários, nos sentimos mais motivados”, disse.

    O diretor do Hospital Nina Rodrigues, Ruy Cruz, acredita que atividades do tipo são essenciais para a reinserção dos pacientes na sociedade e na terapia. “É tão importante para quem assiste, que tem acesso a dispositivos de cultura que não são comuns ao dia a dia, como para os artistas que interagem com um público diferente, frente a um espaço visto como um lugar que isola. A dança é libertadora”, disse.

    As oito atrações que se apresentaram no Hospital Nina Rodrigues mostraram os passos ensaiados e melódicos de diferentes modalidades, como dança contemporânea, jazz, dança de salão e dança popular. O evento acontece também no Teatro Arthur Azevedo, casas de cultura, instituições e espaços públicos da cidade e é comporto por espetáculos de danças locais e nacionais.

    A semana tem como objetivo aproximar o público dessa arte, que temos como uma arte que pode recuperar, que serve como terapia e traz bem-estar. Queremos trazer todos os benefícios da dança para esse público que passa por algum tipo de problema e é tratado no hospital”, comentou o coordenador da XII Semana, Egnaldo Gomes.

Fonte: http://www.ma.gov.br