Precisa de Ajuda?

(22)3851-2901

Uma palestra foi realizada no Auditório do Nina Rodrigues para os farmacêuticos


Publicação: 26/11/2017 - 14:30:00

            O Invisa realizou uma palestra no Auditório Ambulatorial do Hospital Nina Rodrigues, em comemoração ao dia do Farmacêutico que é celebrado no dia 20 de janeiro. O encontro foi voltado para todos os farmacêuticos que atuam nos hospitais geridos pelo instituto, como forma de integração, celebração e aprendizado promovendo a reflexão sobre as atribuições de um farmacêutico no contexto onde estão atuando.

 

     


        A palestra foi ministrada pela Farmacêutica, Ana Clara Santuchi Lopes, supervisora de Assistência Farmacêutica do Invisa, e teve como tema “A Importância do Farmacêutico nos Hospitais, suas competências e atribuições nas ações de saúde pública”. O evento contou a presença do Secretário Adjunto de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde do MA, Marcelo Rosa, da diretora administrativa do Hospital Nina Rodrigues, Patrícia Guimarães, do gerente administrativo do INVISA no Estado, Raimundo Júnior, da Coordenadora de Enfermagem do instituto, Raquel Nogueira e de representantes do Sindicato de Farmácia do Maranhão.

                De acordo com a Política Nacional de Medicamentos, a assistência farmacêutica bem estruturada é um dos pilares para a efetivação do SUS e a responsabilidade de sua implementação é do Farmacêutico, único profissional com condições de desenvolver esse processo em toda sua amplitude, sendo assim, o Invisa valoriza este profissional e busca contribuir com a concepção de uma estrutura administrativa que contemple o Sistema de Informação como uma das principais ferramentas do planejamento e gerenciamento das ações, visando a assistência plena com a contratação de novos profissionais e qualificação dos que já estão atuando. 

            Para fortalecer ainda mais a atuação do Farmacêutico, o instituti aperfeiçoou a logística de Material e Medicamentos nas unidades. “Entre elas vale destacar logística informatizada, desde a compra até a distribuição/dispensação, garantindo a rastreabilidade do produto e dados gerenciais para auxiliar na Gestão, como os relatórios gerenciais. Assim a Gestão da Assistência Farmacêutica ficou mais ágil e os profissionais Farmacêuticos conseguiram desenvolver as demais atribuições privativas do mesmo, como a questão da Farmácia Clínica”. Explicou Ana Clara Santuchi. 

            A supervisora de Assistência Farmacêutica destaca que o Invisa tem como meta para este ano implementar a Farmácia Clínica envolvendo a sua equipe de farmacêuticos. “Ela compreende em uma série de atividades voltadas para maximizar os efeitos da terapêutica, minimizando os riscos e os custos do tratamento do paciente”, pontuou Ana Clara destacando ainda que “ Quando compreendemos a importância dos sistemas de informação bem estruturados das atividades voltadas para logística de Material e Medicamentos, conseguimos que o profissional esteja voltado para o paciente, e dessa forma desenvolvemos e alcançamos efetivamente objetivos de Farmácia Clínica”.

            Para exemplificar Ana Clara diz que um paciente com um tratamento adequado, ou seja, medicação certa, na dose certa, a via certa, a hora certa e o paciente certo, com esses 5 certos, o resultado é a eliminação e/ou diminuição das não conformidades, garantindo a eficácia da terapêutica e consequentemente a resolução do problema.