Precisa de Ajuda?

(22)3851-2901

Lançamento de livro conta com apoio do Invisa


Publicação: 07/10/2016 - 11:47:00

O Invisa patrocinou a segunda edição do livro ‘Receitas da Vovó Lourdes’, que foi lançado durante a 9ª Feira do Livro de São Luís’, promovida pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado. O livro faz parte do projeto ‘Arte Culinária’, criado para os usuários dos serviços de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), como forma de promover novas alternativas nutricionais e de renda, que contribuam para a inclusão deles no meio social, de acordo com os preceitos da Reforma Psiquiátrica e dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).


O projeto funciona no Hospital Nina Rodrigues (HNR), que é administrado por nosso Instituto de Vida e Saúde e tem como instrutora Maria Lourdes Mota Serra, a ‘Vovó Lourdes’, que reuniu as receitas produzidas no projeto para a criação de seu livro. São receitas simples criadas ou reformuladas por ela e todas testadas no projeto, como pães, doces e biscoitos. 


Os pacientes atendidos no ambulatório do Hospital Nina Rodrigues e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), participam do projeto que serve para mostrar como se faz uma receita e principalmente, para oferecer a eles uma experiência gastronômica e social, aliada a momentos de integração e a oportunidade de aprendizado profissionalizante. 


Segundo o diretor do Nina, Ruy Cruz, essa é mais uma oportunidade de registrar a experiência estratégica terapêutica e de reinserção social. “O projeto teve início há três anos, funcionando nas manhãs de segunda à quinta-feira. Mas só tivemos frutos consolidados a partir do primeiro livro, lançado ano passado, pois o livro traz a ideia de que é possível a realização pessoal deles, mostrando as receitas que eles fazem e a possibilidade de terem uma geração de renda”, salienta o diretor.


'Vovó Lourdes’, que há 42 anos lida com pacientes de saúde mental, diz que trabalhar no projeto é uma realização pessoal, o qual a motiva aprimorar seus conhecimentos para contribuir com a melhoria da qualidade de vida daqueles que por muitos anos foram marginalizados. “O que queremos é incentivá-los a ter uma ocupação e mostrar que eles são capazes. Com o livro esperamos que muitas outras pessoas encontrem caminhos para a realização das suas aptidões culinárias”, explica a instrutora.


A senhora Ivone Matos Nogueira, de 59 anos, começou a participar do projeto, após passar por um longo período de depressão. Ela conta que com as descobertas que fez na cozinha, e dos momentos de inteiração com o grupo, se sente bem e pronta para iniciar o seu negócio. “Cheguei ao Arte Culinária, depois de perder meus dois filhos e chegar a pesar 35 kg. Com ajuda de Deus e, também, de quem está no hospital hoje eu me sinto bem. Somos muito bem tratados e com esse projeto conseguimos ver que somos capazes de trabalhar e manter nossa família,” ressalta a paciente, que garante que ainda esse ano, escolherá uma receita para produzir e vender.