Precisa de Ajuda?

(22)3851-2901

Projeto "Ritmos da Vida” dentro das comemorações dos 75 anos do HNR


Publicação: 07/10/2016 - 11:41:00

Continuando as comemorações pelos 75 anos do Hospital Nina Rodrigues, aconteceu uma apresentação do projeto "Ritmos da Vida", no Teatro Municipal de São Luís. Foram apresentadas várias atrações musicais, dentre elas, os corais formados por pacientes dos serviços substitutos de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), coral dos pacientes do HNR da SES e o coral dos internos do sistema prisional da Casa de Detenção (Cadet) da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap).

Além dos corais, também se apresentaram a Banda de Música da Polícia Militar do Maranhão e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Para o diretor do Hospital Nina Rodrigues, Ruy Cruz, demonstrar as habilidades desenvolvidas por meio da música e do canto, é algo extremamente satisfatório e gratificante. "Trazer eles aqui, ficar de frente ao publico, poder ser protagonista, um artista, traz garantias importantes para a vida deles", enfatiza o diretor.

O secretário Municipal de Cultura, Marlon Botão, destaca que a iniciativa reforça o envolvimento da sociedade no uso da cultura. "Esse projeto contempla as diversas ações que estão programadas para acontecer durante esse ano de 2016 dentro do plano de ações do teatro. Os espaços têm que ser ocupados, cada vez mais, por esses tipos de projetos e, também, por outras modalidades culturais. Para o prefeito Edivaldo, essa parceria só fortalece o envolvimento e a utilização deste espaço público cultural", pontuou.

Para Clodoaldo Almeida, pai de uma das pacientes, a proposta de cantar e a família poder fazer parte, acompanhando o processo do paciente, faz com que essa experiência seja recompensadora. "Sempre acompanhei minha filha passo a passo. E esses momentos em que a família está junto, apoiando, é um forte fator no desenvolvimento dela", diz pai emocionado. Para o Invisa, que administra o Nina Rodrigues, essa foi mais uma oportunidade de mostrar para a sociedade o trabalho humanitário que é realizado no hospital, socializando os pacientes com seus familiares e amigos, através de uma arte tão bonita e inspiradora.