Precisa de Ajuda?

(22)3851-2901

HMA implantou o Posto de Coleta de Leite Humano


Publicação: 17/03/2019 - 11:30:00

A Enfermeira Ana Lúcia dos Anjos Lima da Silva - Gerente de Enfermagem do Hospital Municipal de Araucária (HMA) implantou o POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO (PCLH). O Objetivo é garantir a sobrevivência de bebês prematuros ou de baixo peso, que não podem ser amamentados em virtude de suas mães não produzirem leite para alimentá-los.  O Projeto foi para que possa ser fornecido leite humano aos bebês internados na UTI Neonatal do HMA e precisará contar com o apoio de mulheres que estejam amamentando, sejam saudáveis e queiram doar seu leite que está sobrando. Para isto basta agendar um horário por telefone para realização de cadastro no POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO (PCLH).


É importante que as mulheres saibam que não precisam se preocupar em faltar leite para o seu bebê, pois, quanto mais a mama é estimulada, mais leite ela é capaz de produzir. O leite materno é tudo o que um recém-nascido precisa para garantir um crescimento e desenvolvimento saudável.  Para garantir leite de qualidade sem riscos à saúde dos bebês, o Posto de coleta de leite humano (PCLH), está vinculado ao Banco de Leite Humano(BLH) do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, onde o leite materno doado será pasteurizado, submetido a controle de qualidade antes de ser distribuídos aos bebês internados. É importante lembrar que 1 litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos prematuros. 


Antes, por não dispor de POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO (PCLH), quando as mães não produziam leite, os bebês eram alimentados com fórmulas infantis especialmente produzidas com calorias e nutrientes que atendem às exigências nutricionais no período de crescimento rápido dos prematuros, através de avaliação e prescrição médica.

Com diversas ações de promoção, incentivo e apoio a amamentação, o HMA/INVISA está buscando a certificação Hospital Amigo da Criança, além da implantação do Posto de coleta de leite humano (PCLH) paralelamente sob a coordenação e supervisão da Enfermeira Ana Lúcia dos Anjos Lima da Silva foi criada a Sala de apoio a mulher trabalhadora que amamenta, que tem o objetivo de acolher todas as colaboradoras do HMA/INVISA que retornam ao trabalho após a licença maternidade e que desejam continuar a amamentar. A colaboradora pode contar comum ambiente acolhedor para que possa esgotar seu leite durante a jornada de trabalho para ser ofertado ao seu bebê quando chegar em casa, podendo inclusive nesse espaço amamentar seu bebê, se tiver quem o traga em algum momento da sua jornada, garantindo assim arecomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em que as crianças devem receber aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade. A partir daí os alimentos complementares, como sopas e papinhas, podem ser inseridos com a manutenção do aleitamento. A Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda recomenda a amamentação até o bebê completar 2 anos.

Esta iniciativa traz vantagens para o HMA/INVISA e para a mulher trabalhadora no retorno da licença maternidade, pois poderá contar com colaboradoras mais seguras, menos ansiosas, com menor sensação de abandono de seus filhos e em melhores condições físicas e psíquicas para a execução do trabalho. Com isso, contará com menos rotatividade de colaboradoras, menor número de atestados em virtude de adoecimento do filho e o HMA/INVISA terá visibilidade positiva dos funcionários, população e do Ministério da Saúde.



Foto: Colaboradoras grávidas na sala de Apoio a Amamentação a Mulher Trabalhadora que Amamenta